O que as hormonas nos fazem.......

Descobri um artigo sobre a função de algumas hormonas na aparência feminina, gostei e decidi partilhar......... é fantástico.......estava a ler e a pensar:
-Comigo acontece exactamente assim, mês após mês..... tirando por vezes o "mau-humor" que aparece mesmo quando as hormonas estão sossegaditas.... sou muita dada às emoções, é isso!!!
 
Durante as várias fases do ciclo menstrual o cérebro e os ovários mantêm uma constante troca de informações através das hormonas. As alterações que ocorrem no organismo só são consideradas normais se a mulher não estiver a tomar anticoncepcionais, pois estes alteram todo o processo, suprimem os picos de estradiol, progesterona, etc..
As alterações começam a ser observadas a partir do 1º dia do ciclo, que corresponde ao 1º dia da menstruação, considerando um ciclo normal de 28 dias com a ovulação a dar-se por volta do 14º dia, podendo variar de mulher para mulher.
 
 1ª semana ( do 1º ao 7º dia )
 Com a retenção de líquidos, típica nos dias que antecedem a chegada da menstruação, a mulher fica mais irritada e sensível, a partir do 1º dia da mesma(mestruação) os sintomas tendem a melhorar. Passa do mau-humor para o bom-humor.
A pele fica mais sensível, opaca e seca, já que a produção elevada de estradiol nesta fase diminui a hidratação do corpo.Os problemas de pele são agravados na fase pré- menstrual, o organismo fica com menos defesas e mais sujeito às agressões.
 O organismo elimina mais liquidos(principalmente os acumulados na semana anterior) o que faz trabalhar melhor os rins e os intestinos.
As unhas ficam mais quebradiças e verifica-se maior queda de cabelo devido à baixa produção de estrogénios.
 
2ª semana ( do 8º ao 14º dia )
Hormonas, muitas hormonas, antes e durante a ovulação.
O Estradiol atinge o seu máximo por volta do 14º dia, a FSH(hormona folículo-estimulante) por volta do 10º dia e começa a produção de Progesterona e LH que amadurece o óvulo.
A rondar o 14º dia do ciclo, a mulher sente-se muito mais sensual e atraente, aumenta o muco cervical(que favorece a caminhada dos soldaditos) e o  Estradiol atinge o seu ponto máximo, e sendo assim volta a maior hidratação do corpo, tornando a pele mais bonita.
 
3ª semana ( do 15º ao 21º dia )
Pós ovulação. Aumenta a produção de Progesterona (que atinge o seu pico no 23º dia) e de Estradiol(que aumenta entre o 17º e o 23º dia).
A temperatura basal aumenta cerca de meio grau a partir do 1º dia da ovulação e vai manter-se alta por mais 8 ou 10 dias.
 
4ª semana ( do 22º ao 28º dia )
Nesta fase pré-menstrual todos os níveis hormonais descem (com excepção da Progesterona) desencadeando-se assim a típica TPM.
Aumenta a tensão arterial...aumenta a retenção de liquidos....o peito fica maior e dorido....a serotonina desce no organismo e por isso nos apetece tanto comer doces....a oleosidade da pele aumenta e surgem, eventualmente, as tão indesejáveis espinhas.
sinto-me: está frio lá fora!!
música: Sexual Healing........Marvin Gaye
publicado por cachita às 16:32 link do post | favorito